FATOS POLICIAIS

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

FELIPE CAETANO DE OLIVEIRA

 


O professor FELIPE CAETANO DE OLIVEIRA, natural de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, nascido no dia 13 de setembro de 1946, sendo filho do casal ANTONIO CAETANO DE OLIVEIEA e JOANA BATISTA DE OLIVEIRA.

Chegou em Mossoró ainda quando estava com um ano e seis meses de idade. Ao longo de sua vida foi comerciante, posteriormente se aposentou e passou o maior tempo de sua vida executando com muito amor ações voluntárias nas áreas da saúde social e religiosa.

O professor Felipe ingressou na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN,  em 1972, como professor do Departamento de Ciências Sociais. Na administração universitária, foi três vezes pró-reitor de extensão. Contribuiu de forma muito significativa para a cultura e a extensão universitária, sendo um dos idealizadores do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN), do Coral da UERN e do Grupo de Teatro (GRUTUM). Aposentou-se em 2005

Faleceu no Hospital Wilson Rosado,  na cidade de Mossoró-RN, no dia 19 de dezembro de 2020, aos  74 anos de idade, Felipe Caetano era aposentado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Natural de Apodi, mas adotado por Mossoró, era casado e tinha quatro filhos.

Felipe Caetano deixe um legado na educação e cultura de Mossoró. Foi ele que idealizou o Festival de Teatro da UERN (FESTUERN), um maior festival de teatro infantil do estado. Inclusive, em 2019 a deputada Isolda Dantas (PT) apresentou projeto de lei que torna o FESTUEN patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte.

Felipe Caetano ainda foi secretário-adjunto da Cultura de Mossoró, na última gestão do prefeito JERÔNIMO DIX-HUIT ROSADO MAIA (1993/1996).

A sua luta também ficou marcada no movimento sindical, sendo ele um dos fundadores da Associação dos Professores de Mossoró (APM) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN).

Felipe Caetano de Oliveira também atuou no campo político-partidário, participando de coordenação de várias campanas eleitorais. Nos últimos embates eleitorais, reforçou o time do vereador Flávio Tácito (Progressistas).

 



 “Hoje, dia 19 de dezembro de 2020,  a Cultura e a Educação de Mossoró e do Rio Grande do Norte perderam um guerreiro incansável. Nos despedimos do querido professor Felipe Caetano com gratidão no coração por tudo que ele fez pela nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pela cultura mossoroense.

A sua ousadia e criatividade ficarão para sempre nos nossos eventos culturais. Sempre nos lembraremos da sua alegria, energia e risada contagiantes.

Mossoró sentirá muita falta do professor Felipe, ex-secretário-adjunto de Cultura Municipal e ex-diretor do Teatro Di-Huit Rosado. Ele terá espaço permanente na nossa memória e nossos corações.

FONTE - INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIPE CAETANO DE OLIVEIRA

  FELIPE CAETANO DE OLIVEIRA nasceu em 1946, no município de Apodi, onde passou toda a sua infância. Aos 12 anos (1958) mudou-se sozinho pa...